domingo, junho 25, 2006

Psicologia do Densenvolvimento II : Sobre as escolhas e o cansaço.



Eu queria ter feito intercâmbio. No segundo colegial, em 2000, eu até vi de ir, mas meu medo librianamente usual me impediu de levar a vontade adiante. E também ninguém tinha exatamente dinheiro na minha casa pra me mandar pra passar um ano na Inglaterra: era pra lá que eu ia. E teria sido muito legal.
Seis anos se passaram. O dinheiro finalmente veio, e com ele algumas dúvidas, principalmente 'O QUE FAZER COM ELE?????'. Não é muito, então o que escolher, estará escolhido. Minha irmã vai morar na europa. Eu, pensando no meu sonho de estudar no exterior, na minha faculdade e no meu futuro profissional e pessoal, comprei um apartamento.
(Mas não foi um simples apartamento. Foi o apartamento dos meus sonhos. Aquele lugar que, depois de muito procurar, eu entrei e o ácaro que morava lá dentro olhou pra mim e disse: EU PASSEI A VIDA ESPERANDO ALGUÉM COMO VOCÊ!)
Realizei um sonho. Não o sonho do passado, porque como eu disse antes, os sonhos, os grandes projetos se realizam, independente de você. Realizei o sonho da casa própria, Seo Sílvio. Legal, irado. Agora eu tenho um canto só meu, meu mesmo, no meu nome, com a minha cara, do meu jeito.
E então começam os poréns. Reforma, colocação de piso, pintura,. Liga a luz, liga o gás, muda o nome do titular dessas contas, e foram apenas 5 horas pendurada no telefone com a Eletropaulo e com a Comgás pra conseguir fazer isso. Aí tem que escolher se eu vou continuar com a Telefônica ou pegar um Vésper, se eu vou assinar a TVA e O aJato por R$99,00. Tem que ver o cara pra instalar o vidro da área de serviço, a mudança, providenciar alguém pra desenhar os armários da cozinha e do quarto, arrumar um marcineiro pra fazê-los. Achar uma mesa pra sala, um espelho pro banheiro, fazer a decoração da varanda. Comprar uma máquina de lavar, uma tábua de passar roupa e um ferro. Calcular quanto eu vou gastar em compras e contas. E por fim, descobrir que não vai me sobrar um tostão furado pra comprar um chicrete na padoca da esquina.
Crescer cansa. Quando a gente é bebê e adolescente, aumenta o nível de hormônio de crescimento e a gente sente mais sono. Porque crescer exige descanso. E amadurecer também. O interessante é que não importa o quanto eu esteja cansada, eu não consigo dormir. Não consigo parar de pensar que eu ainda não coloquei o piso, não fiz a pintura, não fiz a mudaça, não liguei o telefone, nem a internet. Ainda não sei como será a sala e o quarto. Não consegui me ver morando sozinha. E quando eu finalmente durmo, eu sonho com o jingle do Speedy.
E o que é pior: cortar o cordão umbilical. Dizem que o desmame é mais difícil pra mãe do que pro bebê. Até mesmo porque, o bebê encontra um objeto transicional que serve pra que ele não sinta tanto a falta da mãe e se sinta provedor de carinho. Eu descobri que devia ter guardado uma joca, meu objeto transicional. Sim, porque agora dói na mãe e dói no bebê também. Crescer dói. Gera interesse, mas cansa. E é impossível dormir.

5 Comments:

At 7:11 AM, Anonymous Anônimo said...

Adorei a noticia!
Pode ir me esperando. Guarda um colchaozim pra mim hehehehehehe
Hoje Brasil ghana. Ganha. Que coisa nao? hehehehehhee

Luv ya!

Dania

 
At 5:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu entendo perfeitamente como é cortar o cordão Phe....
mas a gente supera isso...
:P
crescer é muito chato mesmo...
e trabalhar tbm naum eh legal.. :P

 
At 2:45 AM, Anonymous Anônimo said...

Poisé, bem vinda ao mundo do 'apertamento' próprio, da distância deslavadamente injusta da mãe (mesmo que ela esteja logo ali na esquina), das contas que se multiplicam mais que coelhos ultra-libidinosos...

Tenho muito orgulho de você, moça :D

Beijão

 
At 2:54 PM, Anonymous Anônimo said...

Porque hein, porque que doi tanto, esse negocio de cortar as coisas nao é legal ainda mais quando a gente, estica puxa, nao quer cortar e ele quebra, acho que assim que ta o meu...
hoje eu to tao sozinha, nao tem nenhum ombro pra chorar, nao tenho ninguem, nao sou nada....
mas no fim de um dia cansado eu ainda posso achar um computador e me lembrar que eu tenho vcs, e me lembra que eu tenho saudades... e tenho muita, amo vc demais

 
At 3:29 PM, Anonymous Anônimo said...

Filha, corta tudo. CORTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA FORAAAAAAAAAAAAAAAAA!

E bota no vidrinho de formol!

Luv ya,

Dani

 

Postar um comentário

<< Home