terça-feira, fevereiro 14, 2006

Aquela velha história ja contada mil vezes


Hoje eu descobri o que é um MITÔMANO. Mitômano é um sujeito que fantasia histórias, floreia, deixa as coisas que aconteceram com um peso que não tiveram de fato (se é que de fato aconteceram)
"Em determinado momento, o sujeito prefere acreditar em sua realidade mais que na realidade objetiva exterior. Ele tem necessidade de contar essa história para se sentir tranqüilizado e de acordo consigo mesmo." (
http://www.homenews.com.br/article.php?sid=2543)
O fato é que a mitomania é uma doença como a depressão: todo mundo tem sintomas dela.

Mas não era disso que eu queria falar.

Eu tive uma amiga, uma vez, que eu tenho certeza absoluta que era mitomana. As histórias dela eram incabíveis, as vezes mudavam alguns detalhes, mas sempre tinham a função clara de deixar a vida dela um lugar mais interessante. Putz, agora pensando bem, passou tanta gente assim pela minha vida, que essa primeira amiga era até que normalzinha...

Mas também não era disso que eu queria falar.

Eu quero falar que eu tenho um amigo, certo? Esse amigo é quase um irmão pra mim, uma pessoa que eu amo muito. Um dia ele me apresentou a melhor amiga dele na época, pessoa de quem eu fiquei muito amiga também. Éramos quase uma família feliz. Eu nunca tinha sido tão bem recebida como eu fui por aquelas pessoas (tanto eles 2 quanto os que os rodiavam). Vivemos pouco tempo juntos, mas foi intenso como 10 anos inteiros de amizade. E teve de tudo: amor, briga, carinho, fofoca, selinho na boca, lambida no queixo, tapa na mão.
E a vida ganhou um novo sentido a partir daí. A vida, como não podia deixar de ser, nunca mais será a mesma. Não se sai ileso de uma amizade tão fabulosa como essa. A gente ria, chorava... A gente se amava e era assim, puro como orvalho. E tão poético quanto brega.

Pois então, esse foi o meu ponto de vista da história. Talvez não tenha sido nada disso. Talvez eu seja mitomana também, como a primeira amiga, como os outros amigos patológicos.

Eu precisava fazer esse post, tanto quanto eu preciso de vocês. Chega de ofensas, chega de bobagem. E esse foi meu último grito de socorro. Se alguém aqui ainda fantasia, essa pessoa sou eu. Me desculpem, mas eu nunca vou deixar de acreditar.

Milhões de beijos, eu amo vocês. Porque vocês me ensinaram o poder desse amor e me permitiram participar dele.

5 Comments:

At 2:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Amo esse seu carinho.
E acho que a diferença entre nós e que deixei de acreditar nessa linda amizade que antes acreditava.(que redundância).
Amei esse menino com todo meu coração, fiz por ele coisas que não faria por um irmão meu. Ele era minha vida, meu motivo, minha razão...mas acho que ele nunca quiz nada disso. Demonstrou no primeiro obstáculo.
Como disse a vc, de nós dois, só eu acreditava que esse "titanic" nunca afundaria, mas o 'iciberg' do dinheiro detonou com ele.

Olha a relação das pessoas pra quem ele falou que eu o roubei:
Rafael, Nidia, Mila,Karina, Julio, e alguns que não me lembro agora.

Sendo que a festa deu mó prejuizo, e a dívida ele deu um de "muleque" e deixou toda comigo.

Ele não sabe que o dinheiro arrecadado da festa era meu e dele, e oq ele pagou foi com esse dinheiro, então diz pra todo mundo que pagou umas contas (com a grana da festa) e o "resto" 2.300 deixou pra eu pagar.
Pode?!
Se ele parasse de falar mal de mim seria ótimo, mas ele não para.Da pra continuar amando alguem que te fere todos os dias?
Ai fica a pergunta pra vc.
obs:Se quiser pode apagar esse comment.

 
At 10:36 PM, Anonymous Anônimo said...

Fantasiar sem prejudicar a vida alheias tudo bem, mas a MITÔMANIA é tratada como uma doença justamente pq trata-se da pessoa que não consegue viver sua realidade e pra isso cria fantasias prejudicando as vidas de quem supostamente amava, só pra ser tido como o COITADINHO. Coitadinho é de suas vítimas.
Ai...é fogo

 
At 5:01 PM, Blogger : puella incomitata : said...

Phezinhaaaaaa,
ca entre nós, caramelos que somos, tem coisa melhor que dar uma floreadinha nos eventos? Ah! Qualé! Todo mundo tá doente! A Cultura ocidental é isso: gera ENFERMOS!

Te amo linda!

 
At 9:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Como vítima de um mitônomo, tb...
Concordo com o que um dos anônimos disse... Mentir, tudo bem, todos mentimos, mas nunca a ponto de prejudicar a vida alheia...
"A minha liberdade vai, até onde começa a sua."
Essa frase entaum, nem existe, pq qdo um mit. pega pra se fazer de coitado e acabar com a vida de quem for, vc nem vida tem, qto mais liberdade...
Se vc nunca foi vítima de um, SORTE SUA!
Mas pense o seguinte... ele disse que amava uma pessoa e "fudeu" com a vida dela, quem sabe qto tempo mais ele vai "amar vc"?!

 
At 6:28 PM, Blogger : puella incomitata : said...

Phe, brigada pelo papo de ontem :P vai ser excelente profissional :D

Beijao!

Dania

 

Postar um comentário

<< Home