terça-feira, maio 10, 2005

De onde vem as frases


Há muitos, muitos anos atrás, no tempo em que a Revista Capricho ainda fazia algum sentido (pra mim e pra todo mundo), saiu uma matéria sobre namoros, bla bla bla... Daí, durante a matéria tinha umas frases de autores famosos falando sobre o AMOR. Uma delas era do meu brother Sigi, que dizia: " É preciso amar para não adoecer."
Anos mais tarde, hoje, na minha aula de Psicanálise eu descobri da onde veio essa afirmação tão fora de contexto. Ela tem contexto. Essa frase está em "Obras Completas", Nos Três Ensaios Sobre Sexualidade, na parte que ele fala de Narcisismo.
Pois é. Narcisismo. É num contexto bem bacana, que eu não vou descrever aqui porque dá muito trabalho, se você quiser saber mais sobre isso, procure o texto na internet que tem de monte! :P
Eu sei que aquele é só um pedaço do conteúdo da frase. A frase completa é: "Um forte egoísmo protege contra o adoecimento, mas é preciso amar para não adoecer"

E falando em Freud, uma amiga minha está lendo "O mal-estar na civilização" e está completamente apaixonada. Ela não para de ler trechos do livro pra mim durante a aula. Um deles eu gostei muito e resolvi compartilhar com vocês:
"Um amor que não discrimina me parece privado de uma parte de seu próprio valor, por fazer injustiça a seu objeto, e, em segundo lugar, nem todos os homens são dignos de amor."

irado, não?