segunda-feira, agosto 04, 2003

Teatro ruim é igual a (insira aqui algo que voce deteste muito)


No meu caso é jaca. Tenho pavor de jaca, tanto quanto de teatro ruim. Mas esqueça a jaca.
Pra começar, ninguem precisa ser amador pra ser ruim. Quem assistiu, por exemplo, a peça "A.M.I.G.A.S" com a Luana Piovani, sabe do que eu estou falando.
Mas existe um padrao pra teatro ruim que graças a Deus vc pode reconhecer e fugir dessa gente. Tipo peças com texto adaptado do Nelson Rodrigues. Acho que todo mundo ja caiu nessa, que o diretor ou o proprio ator resolve escrever um monologo baseado na meia duzia de peças do Nelson que ele conhece. Chega a ser engraçado de tao ruim. Eh sempre uma atriz vestida de vermelho com um foco âmbar sobre sua cabeça chorando a morte de um tal de Juventino que na verdade era um FDP e no final ela da pro padre. (...zzzzzzz...)
Tem tambem o ator com bafo. "E dai?" voce pergunta. E dai que esses malditos fazem questao de interagir fisicamente com a platéia! Ai, aquela tia da segunda fileira que foi pega pra Cristo faz cara estranha e todo mundo pensa que ela é timida...
O teatro do interior de SP é especialmente ruim. Eles soh sabem fazer dramas cheios de frases complexas que ninguem entende, mas sempre tem os "boinas" que saem analizando a parasintaxe da peça.
O mais interessante é que peça ruim atrai plateia ruim. Gente que dorme, gente que tosse, gente que conversa, que atende celular, que tira o sapato e tem chulé, gente que levanta e sai pra irritar o diretor... Pais, maes, filhos e amigos dos pobres atores que acham que estao fazendo Brecht montados em pernas de pau e lambusados de molho agridoce...
Teatro ruim é pior que jaca, pior que dengue hemorragica, pior que o Windows. Soh nao é pior que a Celine Dion porque ai tbm ja é sacanagem...

Ps: quando meu namorado leu isso ele achou muito engraçada a parte em que eu disse que a Luana Piovani eh atriz profissional...