quarta-feira, abril 24, 2002

Nossa, teve Festival de Poesia Encenada em RP nesse final de semana passado. A grande maioria das poesias foram muito fracas, mal interpretadas, mal dirigidas e tal. Mas as que foram boas, foram FANTÁSTICAS. Eu escolhi duas poesias que eu gostei muito. A primeira foi podre de interpretação, mas eu achei o texto bem rodriguiano. A segunda foi escrita por um padre, eu não cheguei a ver a interpretação... droga! :o)

"Rosas Depois do Casamento"
(Samantha Ferrér)


Rasgaram minha grinalda
O branco do meu vestido não tem mais significado
Aparece alguém do nada e diz:
- Morreu... Morreu...
Que direito mais estúpido
Essa dor agressiva e autêntica arrepiava, um medo infeliz
Me convocaram para ver o meu Juventino; ou melhor: seu corpo.
- Não pude evitar!
Cadáveres, por que não são coloridos?
As cores não trazem sofrimento.
Meu "anjo dos anjos", nosso amor é mais profundo que um abismo.
Não cheguei a provar do seu sêmen.
Namoramos e só beijamos na boca e depois do casamento uma desgraça.
Eu, Elena, terei saudade eterna.
Rosas, rosas, elas não têm cara de morte,
Por isso a coroa que encomendei são de rosas, rosas vermelhas.
Estou tendo um pesadelo horroroso e quero acordar,
Despertar na minha lua de mel
As rosas chegam, legenda fúnebre em letras douradas
Olhei a coroa tão singela em que nela estava escrito:
"Ao inesquecível Juventino. Ismênia com todo amor existente..."
- Ismênia? Quem é Ismênia?
Coroa indesejável de rosas.
Guardei-me inutilmente a somente um homem.
Deveria ter me entregado a todos os homens, até os da minha família.
Parem com essa Ave Maria!
Pois Maria é igual a mim.
Quem não garante que seu marido não a traía?
Parem com esse velório!
Anuncio que deixo de ser uma moça virgem para me tornar uma linda Camélia
O maldito me disse que depois do casamento ele iria me encher de rosas
Rosas vermelhas!
Pois me encheu!